A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização da técnica há oito anos na Europa e Estados Unidos.
Foram encontrados registros da utilização das pedras quentes em diversas civilizações antigas e as bases dessa prática combina conhecimentos milenares de Cristalterapia, Geoterapia, Termoterapia e Massoterapia. As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar a fome quando entravam em processo de jejum.
Conceito
Em termos técnicos podemos dizer que é a aplicação da Termoterapia, onde as pedras são consideradas um veículo para as temperaturas quente e frio, aplicadas em alternância ou ao mesmo tempo no corpo.
Benefícios
Os benefícios da massagem com pedras quentes são muitos. Nesta terapia utilizam-se "pedras" quentes, frias ou semi-preciosas conjuntamente com outras técnicas de massagem. A energia e o conteúdo mineral das pedras formam uma forte sinergia de energias curativas.
As pedras de origem vulcânica – como o basalto – transmitem essas energias quando colocadas em pontos específicos no corpo, dissolvem tensões, retiram bloqueios e neutralizam energias negativas. Trata-se de uma terapia relaxante, revigorizante, tonificante e desintoxicante. O calor das pedras proporciona relaxamento, aumenta a circulação sanguínea e auxilia na energização dos meridianos.
Metodo
Primeira Etapa: Em ambiente tranqüilo e relaxante, o terapeuta dá uma ligeira massagem com um óleo de massagem, para ajudar no relaxamento muscular e preparar o corpo para receber as energias das pedras. Enquanto as pedras são aquecidas numa panela específica para o tratamento.
Segunda Etapa: O terapeuta retira as pedras, e verifica a temperatura, e coloca-as ao longo da região vertebral, mas também no rosto, braços, pernas, mãos e pés, e começa a realizar manobras com as pedras quentes ao longo corpo do cliente.
No final da massagem de pedras quentes experimenta-se uma sensação de bem-estar total, e mais tarde percebe-se uma sérias de melhorias na capacidade de concentração, produtividade e saúde mental.
Ao usar as duas temperaturas extremas ao mesmo tempo, aumenta-se o fluxo sanguíneo, linfático e de outros fluídos corpóreos, de maneira mais intensa do que se estivéssemos utilizando uma temperatura separadamente.
Principais indicações:
- Torções
- Luxações
- Bursite aguda
- Tensão crônica
- Inflamação aguda
- Dor de dente
- Dor de cabeça
- Febre
- Congestão cerebra;
- Inflamação do intestino
- Prisão de ventre
- Hematomas
- Músculos atrofiados
- Veias varicosas ulceradas
- Cólica menstrual
- Auxilia à perda de peso
- Redução do estresse físico emocional e mental
- Contribui para eliminação de toxinas
- Ativa a energia vital diminuindo o cansaço
- Constipação
- Dores musculares ou articulares
- Promove relaxamento
- Ajuda diminuir estados depressivos
- Auxilia em casos de insonia
Contra Indicações:
Asma aguda
Cistite aguda
Attivita Pilates - Rua Conde de Bonfim 615 sala 201 - Tijuca - RJ
Venha nos fazer um visita!